Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Porque pintam os gatos? III

por arcadajade, em 30.04.05

Tyger começou por olhar fixamente para a porta branca do frigorífico durante vários minutos, antes de se chegar a um dos pires colocados ao lado e esfreguer leve e cuidadosamente as suas patas na superfície espessa da tinta. Depois, perfeitamente equilibrado nas suas patas traseiras, levantou as patas da frente e desenhou um traço delicado de azul em forma de vírgula exactamente por baixo da pega. Repetiu o motivo mais três vezes em cores diferentes, um por baixo do outro, e depois, mal olhando para o que fizera, saiu despreocupadamente para a rua, para lavar as patas. Toda a operação durara apenas uns minutos, mas fora executada com uma graciosidade tão descuidada que parecia não se ter passado nada de invulgar.


Muitas pessoas sentem o mesmo quando vêem a pintura de um gato pela primeira vez. Parece um acto tão natural, que só depois é que pensam em examinar a motivação do gato - e quando o fazem, as perguntas começam a acumular-se. Estará ele a tentar representar alguma coisa, um objecto talvez, ou um estado emocional, e porquê? (...) Será que alguns gatos têm realmente um sentido estético ou será a sua «arte» simplesmente uma forma de comportamento de demarcação territorial, como pensam muitos biólogos?

Heather Bush & Burton Silver, Porque Pintam os Gatos?, Uma teoria da estética felina, Centralivros, Lda, Livros e Livros, 1995
Image hosted by Photobucket.com
Misty, pintando
Image hosted by Photobucket.com
A pintura de Misty: Um Pequeno Salto Exuberante
Image hosted by Photobucket.com
Lu Lu, completando a pintura de Wong Wong
Image hosted by Photobucket.com

Wong Wong dá a sua aprovação, introduzindo duas marcas pretas por baixo do motivo central.
Image hosted by Photobucket.com
Lu Lu junto da sua secção do tríptico.
Image hosted by Photobucket.com
Ramificações sérias, pintura de Smokey

Imagens retiradas do livro citado.

Porque pintam os gatos? I
Porque pintam os gatos?II

Autoria e outros dados (tags, etc)

23:16